Seminario T.I.L.T. in Brasile
O Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) e o Grupo de Pesquisa Linguagens Cênicas promove Ciclo de Seminários Práticos voltados a integraçao entre a Graduaçao e a Pós-Graduação. A idéia é agregar atividades de pesquisa nas artes cênicas às dissertação de Poéticas Teatrais desenvolvidas no PPGT.
O primeiro Seminário Prático, intitulado “O Canto Harmônico na Prática do Ator”, ministrado pelo ator, diretor e pesquisador italiano Massimiliano Buldrini, será realizado de 25 a 27 de Março e de 08 a 10 de Abril de 2008, no âmbito do projeto de pesquisa “Intercultura e Poéticas Teatrais: oriente, ocidente, transfigurações”, coordenado pelo Prof. Dr. Milton de Andrade.
O tema da voz, musicalidade e ritualização da fala no trabalho do ator têm sido explorado em algumas dissertações desenvolvidas no PPGT, entre as quais, vale destacar “A Integraçao Corpo-Voz na Arte do Ator” (http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=866)
de Janaína Martins e “Corpo e palavra: organicidade e ritualizaçao da fala em práticas formativas do ator contemporâneo” (http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=877) de Moira Stein.
O Seminário ministrado por Buldrini, assim como os próximos a serem apresentados por profisionais de reconhecido saber na área da prática teatral, permitirá o acesso do aluno a temas de pesquisa desenvolvidos no PPGT, revitalizando a produção de nossos mestrandos através de releituras das dissertações defendidas na área de conhecimento.
Programa:
O Canto Harmônico na Prática do Ator
§ Uma ponte entre oriente e ocidente: o canto harmônico na cultura oriental (Tuva e Tibet) e na cultura ocidental (Sardegna – Itália).
§ Aprimoramento vocal e plasticidade da voz.
§ Respiração, resistência vocal, projeção de harmônicos vocais na performance teatral.
Massimiliano Buldrini, ator, músico e diretor teatral do grupo T.I.L.T, com sede em Ímola (Itália), pesquisador vocal sobre interculturalidade com a orientação de Germana Giannini, com aperfeiçoamento em canto harmônico com Andrea de Luca e Tran Quang Hai. Graduado pela Universidade de Bolonha (Itália), trabalha com atores e diretores teatrais italianosde renome como Enzo Vetrano, Stefano Randisi, Marco Sgrosso e Elena Bucci.
Público Alvo: Alunos da graduação e pós-graduação regularmente matriculados em cursos do CEART/UDESC
Vagas: 12
Inscrições Gratuitas na Secretaria do PPGT (telefone: 3321-8353)
* Os alunos serão selecionados pelo coordenador do projeto.
Datas e horários: 25, 26 e 27 de Março, das 19h00 às 22h30
08, 09 e 10 de Abril, das 9h00 às 12h30
Fonte: sito dell'Università dello Stato di Santa Caterina - Florianopolis (link)
Inserito da max il Ven, 07/03/2008 - 09:52


